Janaína Tokitaka
Autoria Roteiro
Janaina é roteirista, escritora e ilustradora. Experiente no universo infantil e jovem, assinou a adaptação e foi roteirista chefe da 1ª temporada da série De Volta aos 15, Top 10 em diversos países e top 4 mundial em língua não inglesa na semana de seu lançamento. Esteve à frente do desenvolvimento, igualmente em posição de head da sala, na animação Clube da Anittinha, líder de audiência no canal Gloob e vencedora do Prix Jeunesse Iberoamericano 2019 na categoria ficção pré escolar. É criadora e roteirista chefe da série Mila no Multiverso, sci fi teen original Disney+, top 5 na plataforma durante a semana de estreia. Em sua trajetória no audiovisual, Janaina já trabalhou para produtoras como Birdo Studio, Glaz, Copa Studio, Moonshot Pictures, Maria Farinha e Boutique Filmes, tendo produzido conteúdo como roteirista e criadora para plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime, Disney+ e Gloobinho. Entre 2022 e 2023, foi executive creative temporária junto à Amazon Prime Video, adquirindo, assim, experiência com a gestão criativa de séries na área de Family/Comedy.
Atualmente, Janaina ficcionaliza a vida de Daiane dos Santos na cinebiografia A Menina que voa (Maria Farinha Filmes), em parceria com a roteirista Flávia Vieira, além de chefiar uma sala do universo adulto para a Amazon. Também adapta um livro de suspense de Raphael Montes para um longa-metragem, ao lado do próprio autor, e é criadora da minissérie Tornando-se Tarsila, contemplada no edital de desenvolvimento da SPCine, sobre a vida da pintora Tarsila do Amaral.
Como escritora, seu livro Pedro Vira Porco Espinho teve dois milhões de exemplares distribuídos pelo programa Itaú Social Leia para uma Criança. Já O Ovo de Pégaso (Ed. Lê, 2019) foi finalista do Prêmio Jabuti. Janaina recebeu o Prêmio Cátedra Unesco de Literatura Infantil e teve seus livros incluídos no clube ONU de leitura e na lista dos 30 melhores livros do ano pela revista Crescer. Mãe, bissexual e militante no movimento feminista asiático, Janaína privilegia conteúdos que defendam e tenham como foco a diversidade e pluralidade humanas.

