top of page

José Francisco Tapajós

Direção, Autoria Roteiro

José Francisco Tapajós atua no mercado audiovisual como criador, diretor e roteirista, com trabalhos voltados para televisão e cinema. Estudou roteiro na London Film Academy e se especializou com os mestres Robert Mckee, Guilhermo Arriaga e Alan Kingsberg. Criou, assinou a redação final e co-dirigiu a sitcom No Corre, sobre um grupo de motoboys de São Paulo, parceria entre Globo e Multishow. Para o Canal Bis e Globoplay, assina a criação e direção geral da serie documental Replay, que regrava os principais discos da música brasileira com novos talentos.
Esteve à frente da sala de roteiro da série de suspense/whoddunit Últimas Férias (Star+), função que assumiu também nos projetos Eu, ela e um milhão de seguidores (MULTISHOW) e o sucesso brasileiro Me Chama de Bruna (FOX). Sua primeira série original, Neyla, uma sitcom com o ator Ney Latorraca, foi vencedora do Programa Globosat Roteiristas, recebendo consultoria de Marta Kauffman, criadora do seriado FRIENDS. Atualmente, inicia um desenvolvimento como roteirista chefe de um true crime para o Globoplay.
Dirigiu os curtas Cabra da Peste e Freestyle e as minisséries documentais Idéias de Futuro e Músicos de Rua. Seu documentário Com as próprias mãos (Curta!) sobre a criação do Esquadrão da Morte, conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente trabalha no desenvolvimento de um thriller policial e um documentário sobre o famoso programa de tv mexicano Chaves, e finaliza dois projetos documentais, em que assina roteiro e direção: a série Homens sem lei (History Channel), sobre a origem das milícias no Rio de Janeiro, com pesquisa do jornalista Bruno Paes Manso, e Terceiro ato, que propõe uma montagem contemporânea de Hamlet com os atuais residentes do Retiro dos Artistas.

bottom of page