top of page

Susan Kalik

Autoria Roteiro, Direção

Susan Kalik é roteirista, diretora e produtora, expoente do cinema baiano, integrante da APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro e da Rede Cabíria de Talentos.
Integrou a sala de roteiro da série de ficção Anderson Spider Silva, da Paramount+, indicada ao Emmy Internacional 2024 na categoria Melhor Minissérie. Foi roteirista também da série médica (IN)VULNERÁVEIS, da NBCUniversal (inédita), e Passinho, da Disney+ (inédita). Constante nas seleções para laboratórios de roteiro, participou do Colaboratório Criativo - Laboratório para roteiristas e cineastas negros realizado pela Netflix; do CabíriaLAB 2023; do Punto Genero – Ventana Sur’s 2022; da Oficina para Autores Negros da TV Globo/2019; Residência Base de Roteiros; Laboratório de Narrativas Negras da FLUP; PANLAB; Lab Negras Narrativas da APAN, entre outros. Susan ainda foi finalista do concurso de argumentos do FRAPA 2023, Finalista do Concurso de Roteiros do FRAPA em 2019, Semifinalista no Concurso de Roteiros do Cabíria 2023, finalista do Laboratório Porto Iracema 2019 e vencedora no Edital de Novos Roteirista do MINC 2018.
Sócia da produtora Modupé Produtora (BA), Susan é roteirista e diretora do dos filmes Cores e Flores para Tita (doc, 2016); do média-metragem Do que aprendi com minhas mais Velhas (doc, 2017) e dos curtas Aquela que Ensina, Aprende (doc, 2022), Sobre Nossas Cabeças (fic, 2020), Ainda Te Amo (fic, 2018) e O Caso de Ester (fic, 2011). Também é roteirista dos longas-metragens O Primeiro Beijo (doc, 2024), IJÓ DUDU – Memórias da Dança Negra na Bahia (doc, 2023) e Black Point - A presença negra no Voleibol Brasileiro (doc, em produção). Seu último filme e primeiro longa de ficção, Timidez, está em fase de finalização e estreará nos cinemas em 2025.

Talents
Talents
Talents
bottom of page