top of page

Taina Muhringer

Autoria Roteiro

Tainá Muhringer é roteirista e diretora, com ampla experiência em séries e filmes. No cinema, escreveu o longa dramático sobre adolescência Três Tigres Tristes, co-roteirizado e dirigido por Gustavo Vinagre, vencedor do Teddy Award no Festival de Berlim 2022 e Melhor Filme na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio; o curta-metragem Chão de Fábrica, com Nina Kopko, vencedor de mais de dez prêmios de melhor filme e três prêmios de roteiro; e, atualmente, desenvolve um longa em parceria com a Gullane.
Roteirista de projetos com grande repercussão, escreveu a série Caso Evandro (Globoplay), indicada ao Emmy internacional 2022 e vencedor do prêmio ABRA 2022; a dramédia de serial killer As Seguidoras (Paramount+), criação de Manuela Cantuária e indicada ao Rose D’or 2022; e uma temporada do podcast Projeto Humanos - Altamira, que foi o TOP 1 Brasil no Spotify. Tainá também foi roteirista chefe do projeto true crime A Mulher da Casa Abandonada, série da Amazon Prime, e roteirista do documentário Caso Eloá: Refém ao Vivo, da Netflix. Ainda para o streaming, integrou a equipe de roteiro de Dois Tempos (Star+), uma co-produção com a Argentina e direção geral de Vera Egito.
Seu longa-metragem de ficção autoral Fragmentos de um planeta desconhecido foi finalista do prêmio Guiões e do FRAPA em 2019, e seu primeiro documentário, Escrito em Ossos, foi vencedor do prêmio CannesDoc no FIDOCS 2022. Tainá tem pesquisa sobre escritas de violência de gênero feitas por mulheres latino-americanas e aprofunda no mestrado sobre imagens de violência, com recorte da ditadura militar brasileira.

Talents
Talents
Talents
bottom of page